NOSSOS PROJETOS

Conheça os nossos projetos.

Guarda Mirim

O Projeto Guarda Mirim é voltado especificamente ao Parque Natural Municipal João José Teodoro da Costa Neto (Parnamul), com sede administrativa no bairro São Paulo, e aparece como uma das preocupações da prefeitura em amenizar os efeitos da ação humana sobre a natureza. Todas as aulas dos 35 alunos com idade entre nove e 12 anos acontecem na Unidade de Conservação, além de algumas atividades e saídas a campo.

Guardiões do Parque

No dia 27/08 foi realizada pelo Grupo de Escoteiros do Brasil uma palestra informativa para a comunidade do entorno do Parque Natural Municipal (Parque Ecológico). Essa reunião contou com a presença de pais e jovens que tem interesse em participar do Grupo Escoteiro. Os objetivos, missão e propósito do escotismo foram apresentados aos adultos e responsáveis que estavam presentes nesse momento de constituição do grupo. Foi constituído a diretoria provisória e que iniciará os trabalhos administrativos do grupo, bem como, 6 pais que serão chefes e proporcionarão as atividades aos jovens, todos voluntários.

Mata Atlântica: Conhecer para conservar

O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e conta com o apoio do Instituto José Paschoal Baggio e Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem como objetivo desenvolver, juntamente com professores da rede pública municipal, estratégias para trabalhar em sala de aula e a campo a temática da conservação da Mata Atlântica. Na sequência, os professores são convidados a levar os alunos para conhecer a Unidade de Conservação e participar de trilhas interpretativas.

Sala Verde

A Sala Verde Parnamul, concedida pelo Ministério do Meio Ambiente ao Parque Natural, terá como um dos focos de trabalho o projeto “Mata Atlântica: conhecer para conservar”. Este projeto já está em andamento em Lages desde 2016, trabalhando a questão da conservação do bioma e a importância do Parque como um dos remanescentes da Mata Atlântica no município.