NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

21 de setembro de 2018 CATEGORIA: INFORMATIVOS

No Brasil, o dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro, às vesperas do início da primavera. Mas, você sabe como surgiu essa data comemorativa?

O dia da árvore surgiu no Brasil em 24 de fevereiro de 1965, após o presidente Castelo Branco sancionar um decreto-lei, com o objetivo de ressaltar a importância das árvores para o meio ambiente, e claro, também para os seres humanos. Ainda, o dia da árvore tem como propósito proteger as florestas contra propostas inadequadas, como o incentivo ao desmatamento.

Qual o papel da árvore no meio ambiente?
As árvores são fundamentais para que nós, seres vivos (humanos, plantas e animais), possamos sobreviver. Elas aproveitam o gás carbônico que liberamos pelos pulmões e o transformam em oxigênio.

Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.

Além disso, as árvores evitam desmoronamentos de terras e enchentes nos rios, pois formam uma barreira natural quando chove muito que impedem que desastres maiores aconteçam.

Ou seja, a árvore é o maior símbolo da natureza e, plantar, cuidar, proteger e defendê-las significa valorizar todo o verde que ainda existe em nosso planeta.

As árvores no Brasil
Além de receber o nome Brasil devido a árvore Pau-Brasil, nosso país conta com a maior biodiversidade de árvores do mundo, segundo um estudo realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI) com base nos dados de sua rede de 500 jardins botânicos ao redor do mundo.

São 8.715 espécies de árvores no território brasileiro, o que corresponde a 14% das 60.065 que existem no planeta. Afinal, aqui está localizada a Amazônia, que é considerada a maior floresta tropical do mundo e abriga diversas espécies de animais.

E por este motivo, todos nós temos o papel fundamental de zelar pela natureza e garantir uma boa qualidade de vida a todos os seres vivos.

Para celebrar o dia da árvore, o Parque Natural Municipal (PARNAMUL) irá realizar uma semana cheia de atividades, para obter mais informações curta a nossa página no Facebook e venha participar conosco!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: