NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

05 de agosto de 2019 CATEGORIA: FAUNA E FLORA

É sempre bom incluir algumas frutas em sua dieta. No geral, elas fazem bem à saúde e, dependendo dos seus gostos, elas podem ser bem saborosas. Cada uma com benefícios um pouco diferentes. A goiabeira serrana, por exemplo, não é exceção à regra. Depois de conhecer essa fruta, você certamente vai querer prová-la.

A goiaba serrana, também chamada de "feijoa" ou "goiaba do mato", é uma fruta típica do planalto central do Brasil. Também é conhecida em alguns lugares como "goiaba abacaxi", por que, por trás da aparência de goiaba, ela tem um pouco de gosto de abacaxi. Mesmo sendo nativa do Brasil, você vai ver boa parte de seu cultivo em outros países, como a Nova Zelândia e Colômbia.

Comer uma ou duas goiabas serranas é uma boa ideia para sua dieta. Veja aqui alguns dos benefícios que essa fruta traz:

5 benefícios da goiaba serrana para a saúde
Muitas vitaminas e sais minerais
Como muitas outras frutas suculentas, essa goiaba possui sais minerais, várias vitaminas do complexo B e vitamina C. Ótimo para quem precisa adicionar mais nutrientes à sua dieta, mas não está a fim de comprar remédios nem suplementos vitamínicos.

Boa para emagrecer
Se você está com dificuldades para emagrecer de forma saudável, então também é uma boa ideia começar a comer algumas destas. 100 gramas de goiaba serrana possuem um total de 55 calorias, que é uma quantidade bem menor que muitas refeições. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade, ou seja, você fica satisfeito depois de comer.

Rica em fibras
Falando em fibras, elas possuem outros benefícios para sua saúde! Elas também ajudam na retenção de água e contribuem para a melhor digestão, duas coisas muito importantes no seu dia a dia. Depois de passar algum tempo incluindo estas frutas em sua dieta, você não terá mais aquela sensação de barriga estufada.

Regulação da pressão sanguínea
Ter pressão alta pode causar vários outros problemas, como aumentar o risco de doenças do coração, indisposição, entre outros. Uma boa forma de evitar isso é comer alimentos nutritivos que também ajudem a regular a quantidade de sal no sangue, que é o caso da goiaba serrana. Graças à sua alta concentração de potássio, que atua como vasodilatador, ela pode contribuir bastante para melhorar a circulação do sangue.

Efeito positivo na imunidade
Por fim, mas não menos importante, sua contribuição para o sistema imunológico também não é desconsiderável. Como ela possui bastante vitamina C em sua composição, ela também estimula a produção de anticorpos, que contribuem no combate a pequenas infecções, além de reduzir os sinais de envelhecimento. Exatamente aquilo que muitas pessoas buscam.

Depois de conhecer um pouco mais sobre os benefícios da goiaba serrana, você já tem vários motivos para prová-la. Mesmo que não tenha vontade de comer uma todo dia, ainda vale a pena experimentar ao menos uma vez, especialmente se ela for colhida direto do pé.

Se você ficou interessado, venha visitar o Parque Natural Municipal de Lages. Aqui temos não só ótimas goiabas serranas como também temos várias outras atrações para você conhecer um pouco mais sobre a natureza.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: