NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

05 de julho de 2019 CATEGORIA: INFORMATIVOS

Sabemos que a educação é fundamental para nossas vidas e para a construção de uma sociedade melhor e mais justa socioeconomicamente. Na escola nós aprendemos como fazer cálculos, desvendamos os mistérios do passado, descobrimos como escrever corretamente e tantos outros assuntos que formam nosso conhecimento.

Apesar desses tópicos serem muito importantes, a Educação Ambiental também merece espaço no nosso aprendizado, isso porque ela vai muito além dos ensinamentos básicos como, por exemplo, criar uma horta ou a economizar água e energia.

Ficou interessado nesse assunto? Confira, a seguir, todas as informações que reunimos sobre ele.

O que é educação ambiental?


Tem se tornado cada vez mais urgente uma mudança de postura, tanto da sociedade, quanto das empresas e governos, no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente.

Assim, entra em cena a educação ambiental, um processo que visa moldar uma população mundial consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que a prejudicam. Nesse processo, a família e a escola são os principais responsáveis por transmitir a relevância dos bons hábitos e da consciência ambiental.

No Brasil, a educação ambiental se tornou lei em 1999, ou seja, todas as instituições de ensino devem promover ações de preservação, incentivar processos de reciclagem e conscientizar os alunos sobre a importância de usar os recursos naturais de maneira equilibrada.

Desta maneira, os resultados obtidos são levados para o resto da vida e disseminados, garantindo a eficácia e a construção de uma sociedade mais responsável ecologicamente.

Qual a importância da educação ambiental?


Como vimos, a educação ambiental se tornou lei no Brasil devido a necessidade de minimizar os problemas relacionados à exploração ambiental. A partir de seus princípios e objetivos, a ideia é formar pessoas mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações.

Sendo assim, ela incentiva a mudança de comportamentos considerados como tóxicos tanto para o ambiente, como para a sociedade. No ambiente escolar ela é fundamental, visto que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável.

Portanto, a proposta é desenvolver um mundo consciente sobre o consumo sem destruir a natureza e seus recursos naturais. O ser humano deve respeitar o ambiente em que está inserido.

Que tal curtir um dia em meio a natureza e aprender também na prática? O Parque Natural Municipal de Lages costuma receber turmas escolares todos os meses para conhecer as trilhas e as belezas da natureza. Marque um passeio com seus alunos e professores e se surpreenda com o nosso espaço! Para mais informações, acesse nosso site e entre em contato conosco.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: