NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

25 de junho de 2019 CATEGORIA: INFORMATIVOS

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso a água potável. Atualmente, um total de 26 países sofrem com a escassez crônica de água e a previsão é de que em 2025 serão 3,5 bilhões de pessoas em 52 países nessa situação.

Além das ações promovidas pelos órgãos responsáveis com o objetivo de reverter essa situação, você também pode contribuir de maneira simples: economizando água no dia a dia!

Que tal ajudar a tornar o mundo um lugar melhor e, consequentemente, reduzir os gastos da sua conta de água? A seguir listamos algumas dicas importantes para que você comece a poupar água hoje mesmo:

5 dicas de como economizar água no dia a dia
Reaproveite a água da máquina de lavar

A água que a máquina de lavar roupa usa para o enxague pode ser reutilizada para limpar as calçadas ou lavar o carro. Para isso, retire a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde.

Dependendo do número de enxagues, dá pra economizar até três baldes cheios por lavagem e reutilizar a água em outras tarefas diárias.

Defina um dia para lavar roupa

Lavar roupa é uma atividade fundamental e que não dá para evitar. Contudo, é possível diminuir a frequência. Para quem quer economizar água, escolher um dia ou dois, no máximo, para lavar roupa é uma ótima ideia.

Espere juntar uma boa quantidade e coloque tudo junto. Aliás, utilize a mesma roupa mais de uma vez, afinal, nem sempre dá tempo de sujar completamente.

Reduza o tempo no banho

Não precisa entrar e sair correndo do chuveiro ou pular etapas no banho para economizar água. Você pode se limpar suficientemente, lavar os cabelos e tomar um banho completo sem problemas: se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar.

Troque as mangueiras por baldes

O uso da mangueira facilita pela praticidade, mas o gasto de água é muito maior para quem não tem muito controle. Por isso, a dica é trocá-las por baldes. Ao lavar o carro, por exemplo, prefira baldes ao invés da mangueira. Mas estabeleça uma quantidade de baldes que serão utilizados para não fugir do controle e acabar demais.

Feche a torneira sempre

Esse é um conselho clássico, que você deve ouvir desde criança, mas ainda é um costume que muitos de nós cometemos. Não se esqueça de fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, ensaboando a louça ou fazendo a barba.

No final do mês, o gasto acumulado de água que fica correndo enquanto fazemos outras atividades pode significar uma quantidade considerável.

Além de contribuir para um mundo mais sustentável, onde todas as pessoas tenham acesso a água potável, você também reduz os gastos no seu bolso. Bacana, né? Manter-se em contato com a natureza é fundamental para a saúde, e em Lages você pode se aventurar no Parque Natural Municipal! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as informações.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: