NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

04 de junho de 2019 CATEGORIA: INFORMATIVOS

Em 1972, durante uma Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, em Estocolmo, o dia 5 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

Mas, infelizmente, de lá para cá, as notícias em relação à degradação ao meio ambiente ainda são recorrentes. E um dos maiores erros do ser humano é acreditar que a natureza nunca terá fim e que pode explorá-la sem pensar nas consequências.

Porém, se continuarmos sem cuidar da natureza, em um futuro próximo ela não vai mais existir. E ela é indispensável para nossa sobrevivência. Por isso, é fundamental termos consciência ambiental para vivermos em um mundo melhor.

O que é consciência ambiental?
É a capacidade de compreender o meio ambiente em que se vive, as práticas realizadas em relação a ele, os impactos gerados a curto, médio e longo prazos. A consciência ambiental só se torna completa, quando ampliamos o nosso conhecimento e entendemos que a natureza não deve apenas ser cuidada em uma determinada região, mas em todo o planeta.

Para termos consciência é necessário entender que determinados fatores presentes no nosso dia a dia podem afetar a nossa vida e o meio ambiente. Por exemplo: sabemos que os carros são emissores de gases poluentes, que afetam o desenvolvimento das crianças. Sabemos, também, que o lixo acumulado polui a água e atrai diversas doenças.

Quer dizer que, a consciência ambiental é apenas saber essas coisas? Na verdade, não. A consciência ambiental é o entendimento de que também fazemos parte do meio ambiente e que nossas ações o impactam de alguma forma.

No entanto, ela só terá utilidade quando for transformada em ações que estimulem grupos e pessoas a procurar soluções para a preservação dos recursos naturais, da biodiversidade e, consequentemente, de todos nós.

5 dicas de como ajudar a preservar o meio ambiente
Como vimos, a consciência ambiental só terá importância quando for transformada em práticas que realmente colaborem de forma positiva para o mundo. E adotar novos hábitos pode ser uma solução simples para contribuir para o meio ambiente.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas/ações que você pode executar no seu dia a dia e, consequentemente, ajudar a preservar o meio ambiente. Vamos lá?

Cuidado com o lixo

Jogue lixo no lixo! Nada de descartar lixo na rua, em terrenos baldios, praias ou em qualquer outro lugar que não seja o lixeiro. Lembre-se também de separar o lixo orgânico do reciclável e assim diminuir a quantidade de lixo nas cidades grandes.

Economize água e energia elétrica

Provavelmente alguém já te falou sobre escovar os dentes com a torneira fechada ou apagar as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados, certo? Mas, além disso, você também pode reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para lavar as calçadas ou armanezar água da chuva para lavar o carro. Quanto a energia elétrica, deixe sempre os aparelhos que não estão sendo utilizados fora da tomada, troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e aproveite ao máximo a luz solar.

Economize papel

Evite impressões desnecessárias. Verifique se suas contas, que são deixadas na sua caixa do correio, podem ser enviadas apenas para o seu e-mail e utilize a impressora em caso extremamente necessário. Reutilize o verso dos papéis que já foram usados como rascunhos.

Compre apenas o necessário

Antes de realizar uma compra, questione a si mesmo: eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos causa a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim, pratique o consumo consciente e adquira somente produtos importantes para o momento.

Além de ajudar o meio ambiente através de novos hábitos, você também pode estimular a sua consciência ambiental ao se manter em contato com a natureza. Visite o PARNAMUL e aproveite para explorar as trilhas e se surpreender com as paisagens! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: