NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

03 de maio de 2019 CATEGORIA: NOTÍCIAS

Estima-se que cada brasileiro gere, em média, pouco mais de 370 kg de lixo todos os anos. Um volume considerável e que pode crescer ainda mais nos próximos anos. Mesmo com todos os esforços da população e de indústrias para minimizar desperdício, ainda é necessário tomar outras atitudes, como a realização da coleta seletiva de lixo.
Você provavelmente já conhece esta prática de alguma forma. Ela consiste na separação dos principais tipos de lixo (plásticos, metais, papéis e orgânico), com o objetivo de dar o tratamento adequado a cada um deles. Boa parte do volume que fica acumulado em lixões é apenas resultado da falta de tratamento adequado.
Para explicar melhor o tema, listamos aqui 5 dos principais benefícios da coleta seletiva de lixo. Acompanhe:

1. Facilita a reciclagem
Como você já deve saber, reciclar é a forma mais comum de diminuir o volume de lixo produzido é fazer sua reciclagem, permitindo que ele seja utilizado novamente. Porém, para que isso seja possível, todo o material deve estar separado adequadamente. Uma pilha que mistura papel, metal, plástico e restos de comida não pode ser usada efetivamente para fazer material reciclado. A coleta seletiva evita que tudo seja perdido no processo.

2. Evita o acúmulo
Separar os tipos de lixo e levá-los ao destino mais adequado é uma forma de evitar que as pilhas misturadas fiquem se acumulando em vários lixões. Além de não ser possível reciclar, também é mais difícil levar cada material a um local onde ele pode ser melhor tratado, minimizando seu acúmulo.

3. Previne que substâncias nocivas se espalhem
Em muitos locais, é possível que materiais que apresentam sério risco à saúde pública, como lixo hospitalar e químico, acabem se misturando de forma inadequada a outros tipos de lixo. Ter um processo de separação adequado é uma das formas de minimizar o risco de algum desses materiais se misturar com o fornecimento de água, contaminar alimentos ou chegar às casas da população.

4. Mantém as ruas e casa mais limpas
Graças ao menor acúmulo de lixo gerado pela coleta seletiva, você logo notará que também há menos lixo espalhado pelas ruas e dentro da sua casa. Como o processamento de todo o material é mais rápido e seguro, não há tanta dificuldade por parte das companhias e do poder público para lidar com toda a carga. E isso não custa muito do seu tempo e esforço.

5. Gera mais oportunidades de trabalho
Por fim, mas não menos importante, a adoção ampla e organizada da coleta seletiva de lixo cria várias oportunidades de trabalho, tanto no poder público quanto no empreendedorismo. Pequenos negócios e artistas usam materiais reciclados em seu dia a dia de trabalho, enquanto outras empresas podem trabalhar especificamente para recolher, separar e tratar adequadamente todo o lixo em uma região.
Agora que você entende melhor a importância da coleta seletiva de lixo, é hora de realizar a sua dentro de casa e exigir que o sistema de limpeza pública de sua cidade faça o mesmo. E se quiser aprender mais sobre o tema, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossa novidades.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: