NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

17 de abril de 2019 CATEGORIA: INFORMATIVOS

O quanto você se preocupa em cuidar do meio ambiente? Em diminuir a produção de lixo e poluição? Se a resposta for "pouco", talvez seja o momento de começar a repensar suas atitudes. De acordo com um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), a poluição é responsável por 1 a cada 4 mortes prematuras no mundo. A pesquisa também revelou que a poluição atmosférica, os produtos químicos que contaminam a água potável e a destruição acelerada dos ecossistemas vitais para bilhões de pessoas estão provocando uma espécie de epidemia mundial.

Por este motivo, buscar novos hábitos visando cuidar do meio ambiente é mais do que necessário. Se todos fizessem a sua parte, por mínima que seja, o mundo seria um lugar mais bonito e saudável para todos nós. Pensando nisso, neste artigo falamos um pouco mais sobre sustentabilidade e qual sua importância para os dias de hoje. Continue a leitura para descobrir!

O que é sustentabilidade?

Esse conceito surgiu em Estocolmo em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, e refere-se a alternativas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturamente diversas. Ou seja, evoluir sem agredir o meio ambiente!

É buscar alternativas que possibilitam a preservação do meio ambiente, como é o caso da redução de resíduos e o uso de agrotóxicos em cultivos. Além disso, a sustentabilidade também busca opções econômicas viáveis e a justiça social, com o intuito de diminuir a desiguldade social e de promover o respeito e o equilíbrio entre os diferentes povos e culturas.

Como ter práticas mais saudáveis?

Fechar a torneira enquanto escova os dentes, apagar as luzes nos cômodos em que ninguém está presente e doar roupas que não são mais utilizadas, são alguns exemplos simples que você e todo mundo pode fazer para contribuir com o meio ambiente. Além disso, você também pode adotar outras medidas, como:

Reduzir o uso do carro, evitando a emissão de gases causadores do efeito estufa;
Prefira lâmpadas fluorecentes, elas gastam até 65% menos energia e duram 10 vezes mais do que as lâmpadas de filamento;
Separar o lixo reciclável do orgânico;
Não jogar óleo de cozinha em ralos de pias;
Utilizar energia renovável, como a solar, por exemplo;
Poupar energia, assim você ajuda na economia de água também;
Faça compostagem;
Utilizar produtos reciclados ou reciclar as próprias embalagens;
Utilizar embalagens que não agridam o meio ambiente e sejam fáceis de reciclar.
Quais são os tipos de sustentabilidade?


Sustentabilidade Ambiental

Abrange à conservação e a manutenção do meio ambiente. Porém, para que a sustentabilidade ambiental ocorra é preciso que as pessoas estejam de acordo com a natureza, com o propósito de conquistarem melhorias na qualidade de vida.

Sustentabilidade Social

Tem como objetivo a equidade social e o conceito de harmonia e equilíbrio de todas as categorias que constituem uma sociedade, como educação, cultura e renda, sempre considerando a influência que as ações da sociedade hoje, podem exercer nas gerações futuras.

Sustentabilidade Cultural

A cultural trata do respeito e na conservação das tradições e costumes dos diferentes povos. Ela é aliada da sustentabilidade espacial que visa a estabilidade entre a sociedade rural e a urbana, respeitando o meio ambiente característico de cada tipo de sociedade, sejam elas agrícolas ou grandes cidades.

Agora que você já sabe mais sobre a sustentabilidade, fica mais fácil para você adotar novos hábitos e ajudar o meio ambiente, certo? Aproveite e confira os demais conteúdos aqui do blog, eles estão repletos de informações e dicas para você!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: