NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

11 de maro de 2019 CATEGORIA: INFORMATIVOS

Você gosta de realizar atividades ao ar livre ou simplesmente estar em contato com a natureza? Já conhece o trekking? O termo trekking significa seguir, a pé, um ritmo ou percurso. Ou seja, é uma atividade física que consiste em caminhar por trilhas e montanhas a fim de um maior contato com a natureza.

Como é uma modalidade de baixo impacto, o trekking pode ser praticado por diferentes perfis, desde os sedentários até os mais ativos e em todas as idades. No entanto, o iniciante deve estar sempre acompanhado de guias experientes, que já tenham feito a trilha anteriormente.

Apesar de parecer simples, para fazer trekking é necessário investir em alguns equipamentos especiais para que a experiência seja a mais agradável possível. A seguir você confere tudo que é preciso:

Equipamentos para trekking
Existem vários esportes diferentes que exigem equipamentos adequados para a prática, com o trekking não é diferente. Porém, esses itens são bem mais baratos que os exigidos para a realização de outros esportes. Assim, nem pense em começar nessa modalidade antes de saber quais são os equipamentos.

Calçados

Como se trata de caminhada, os calçados são indispensáveis para uma boa aventura. Para esse esporte, as botas são os itens mais recomendados, pois dão mais "firmeza" aos tornozelos independente do terreno a ser percorrido.

Meias

Além do calçado, as meias são fundamentais para que o atrito entre o pé e o calçado não acabe criando bolhas e, consequetemente, estrague as chances de uma caminhada tranquila. Preferia meias de lã ou térmicas que contribuem para diminuir o atrito.

Cantil e mochilas

Ao praticar atividades físicas lembre-se que é muito importante se hidratar. Por este motivo, o cantil é um item indispensável na mochila do atleta de trekking. E por falar em mochila, escolha uma impermeável e de bom tamanho. Dê preferência às mochilas que ofereçam sistema Dry System nas partes em contato com o corpo, para que o suor seja absorvido.

Bonés e bastões

Proteger-se do sol e da chuva é outro detalhe que faz toda a diferença para uma experiência positiva. Lembre-se de investir em bonés ou chapéus.

Nem sempre as trilhas vão ser fáceis, por isso investir em um bastão é essencial. Esse instrumento vai te proporcionar mais estabilidade nos terrenos com desnível, por exemplo.

As trilhas do Parnamul
O Parque Natural Municipal é um ótimo lugar para você começar a praticar trekking! Com 7 trilhas disponíveis - 2 fechadas para manutenção até o momento -, é possível se aventurar pela natureza com o acompanhamento de um guia. Para isso é necessário entrar em contato com antecedência e agendar sua visita, certo?

Quer saber mais sobre cada uma delas? Confira nosso conteúdo anterior e fique por dentro de todos os detalhes! Aproveite e curta nossa página do Facebook para não perder nenhuma novidade do parnamul. Esperamos você por aqui!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: