NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

28 de fevereiro de 2019 CATEGORIA: INFORMATIVOS

Você sabia que a natureza ajuda o cérebro a se recuperar da fadiga causada pelo trabalho, estudos e demais afazeres? Isso mesmo, dedicar alguns minutos do seu dia para aproveitar o sol, respirar ao ar livre e caminhar entre a natureza melhoram o aprendizado, a memória e as funções cognitivas.

Na Serra Catarinense, o destino ideal para estar em meio à natureza é o Parque Natural Municipal! Por lá você pode se aventurar nas trilhas, se refrescar nas cachoeiras e conhecer pessoalmente a formação vegetal que é composta pela Floresta Ombrófila Mista, que está inserida no bioma Mata Atlântica.

Não faz ideia do que é bioma? Ou Mata Atlântica? Continue acompanhando nosso artigo e descubra mais detalhes sobre esse assunto!

O que é bioma?
Resumidamente, bioma é o conjunto de seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres. No Brasil é possível encontrar seis biomas com diferentes características: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes é constituído por diferentes tipos de vegetação e de fauna.

Características da Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um dos mais ricos biomas do planeta, ou seja, com maior diversidade, é a segunda maior floresta em extensão do Brasil, constituída de planaltos e serras. Infelizmente o seu ecossistema vem sofrendo desde a chegada dos portugueses (1500) com o desmatamento, as queimadas e a degradação ambiental.

Ela é uma floresta tropical que se distribui em milhares de fragmentos da região litorânea do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.

Além da Floresta Ombrófila Mista - que encontramos no PARNAMUL -, a Mata Atlântica também é composta pelas florestas:

Floresta Ombrófila Densa;
Floresta Ombrófila Aberta;
Floresta Estacional Decidual;
Floresta Estacional Semidecidual.
E também agrega os seguintes ecossistemas: mangues, restingas e campos de altitude.

Flora
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, na Mata Atlântica existem por volta de 20 mil espécies vegetais que correspondem a mais de 35% das espécies existentes no Brasil.

Em sua grande diversidade de árvores encontram-se bromélias, begônias, orquídeas, ipê, palmeiras, quaresmeira, pau-brasil, cipós, briófitas, jacarandá, peroba, jambo, jequitibá-rosa, imbaúba, cedro, tapiriria, andira, ananás e figueiras.

Fauna
Da mesma maneira, a fauna da Mata Atlântica também é muito rica. Ela abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de reptéis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes.

Dentre os animais desse bioma que correm risco de extinção, estão: mico-leão-dourado, bugio, tamanduá-bandeira, veado, gambá, cutia, tatu-canastra, mono-carvoeiro, arara-azul-pequena, lontra, quati, anta, onça-pintada, jaguatirica, capirava, etc.

O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto destaca-se pelo excepcional estado de conservação da biodiversidade dos ecossistemas ali presentes, onde encontra-se um dos últimos resquícios de cobertura original de Mata de Araucária, contendo uma diversidade de animais (168 espécies de aves, 21 de mamíferos, 09 de répteis e 14 migratórias) e de plantas (98 espécies), incluindo espécies de interesse especial para conservação, como o caso das ameaçadas de extinção onde são encontradas tanto espécies de fauna (4spp) como de flora (3spp).

Venha conhecer o Parnamul e se surpreender com as belezas da natureza! O Parque funciona diariamente e você agendar visitas guiadas através do site ou do telefone (49) 3223-8716!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: