NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

19 de fevereiro de 2019 CATEGORIA: INFORMATIVOS

Viver nesse mundo moderno significa dedicar muitas horas ao trabalho, enfrentar situações estressantes e sentir-se constantemente cansado. Isso acontece porque vivemos em grandes centros urbanos rodeados de buzinas, sirenes, carros e outros ruídos irritantes que provocam o estresse. E em meio a esse caos, muitas vezes é necessário dar uma pausa para recarregar as energias e aliviar a tensão.

Para alcançar esse objetivo, nada melhor do que um programa que permita o contato com a natureza! Reserve alguns minutos do seu dia para caminhar à beira-mar, observar o pôr do sol ou visitar um parque para admirar as árvores e absorver ar puro.

A natureza influência diretamente a nossa qualidade de vida e proporciona diversos benefícios para o nosso corpo e mente. Nós selecionamos alguns dos mais importantes e apresentamos eles a seguir. Confira!

4 benefícios que o contato com a natureza traz para a saúde


Vitamina D

Nosso corpo não consegue produzir vitaminas, por este motivo é necessário adquiri-las através de uma alimentação equilibrada. No caso da vitamina D, ela também está presente em ovos, peixes e leite, por exemplo, mas o sol é um excelente ativador dessa substância. No corpo ela atua melhorando a absorção de cálcio, além de estar relacionada a melhora do humor e a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas, câncer, diabetes e outras.

Lembre-se que o uso de protetor solar é indispensável para evitar queimaduras e prevenir o câncer de pele. Além disso, existem horários específicos para tomar sol de maneira saudável: antes das 10h da manhã e após às 16h. Ficar 15 minutos no sol todos os dias é o suficiente para repor a vitamina D no organismo.

Mantenha o foco

Talvez você já tenha percebido que de uns tempos pra cá a maioria das pessoas parece dispersa ou procrastinando, certo? Isso acontece porque o excesso de tecnologia e informação afeta diretamente a concentração. Se o objetivo é preparar uma apresentação para uma reunião, por exemplo, é bem possível que você irá verificar suas redes sociais, assistir a vídeos e rir de memes até finalmente voltar para a tarefa principal.

Para reverter esse problema não existe segredo. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin, passar um tempo em contato com a natureza é ótimo para deixar os problemas e o estresse de todo dia em segundo plano. Assim, ficamos mais focados e conseguimos realizar nossas tarefas de um modo melhor.

Melhora na memória e na autoestima

Recomendar a prática de exercícios físicos parece ser uma dica manjada, né? Mas realizar atividades ao ar livre é uma ótima maneira de estimular e melhorar a autoestima. Os "exercícios verdes" mostram resultados benéficos na autoestima e no humor com apenas cinco minutos diários de prática.

Além disso, um estudo realizado na Universidade de Michigan aponta que o contato com a natureza pode também melhorar as funções da sua memória de curto-prazo. Pequenas caminhadas diárias ao ar livre podem melhorar sua memória em até 20%, além de melhorar também sua interação social.

Não esqueça da terra

Não são somente as praias e cachoeiras que contribuem para a saúde, a terra também possui papel fundamental para nosso bem estar, e isso já é cientificamente comprovado: uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado revelou que uma bactéria inofensiva, encontrada no solo, pode agir como uma espécie de antidepressivo natural.

É claro que, em regiões muito poluídas, essa dica pode ser descartada. Mas uma boa ideia é que você pode desenvolver uma horta em casa, até mesmo quem mora em apartamento.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da natureza? Que tal atrair todos eles em um passeio pelo Parque Natural Municipal de Lages? Nós estamos localizados na Rua Carlos de Mesquita, Bairro São Paulo, Lages (SC)! Aproveite e curta nossa página no Facebook para conferir todas as informações do Parnamul!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: