NOSSA HISTÓRIA

Conheça um pouco de nossa história.

 

O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto em questão contém em suas áreas a formação vegetal Floresta Ombrófila Mista, que está inserida no bioma Mata Atlântica. Esta formação vegetal, também conhecida como Floresta de Araucária, está entre áreas mais ameaçadas do mundo, pela ação antrópica.

Entre as espécies de maior importância econômica e social da Mata Atlântica destaca-se a Araucária angustifolia (Bert.) O Ktze, conhecida popularmente como pinheiro brasileiro, araucária ou pinheiro do Paraná e considerada ameaçada de extinção (categoria: vulnerável) pela lista oficial do IBAMA(2003).

Desta forma, o Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, tem sua importância devido ao excepcional estado de conservação da biodiversidade dos ecossistemas ali presentes, onde destaca-se um dos últimos resquícios de cobertura original de Mata de Araucária, contendo uma diversidade de animais (168 espécies de aves, 21 de mamíferos,09 de répteis e 14 migratórias) e de plantas (98 espécies), incluindo espécies de interesse especial para conservação, como o caso das ameaçadas de extinção onde são encontradas tanto espécies de fauna (4spp) como de flora (3spp).