NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

20 de novembro de 2018 > INFORMATIVOS

Gralha azul é o nome dado a uma linda ave que motivou, a tradição de plantadores de pinheiros, enterrando as sementes com a ponta mais fina para cima e devorando a cabeça, que seria a parte apodrecida.

Não deve ser abatida e é comumente respeitada pelo povo como ave protetora dos pinheirais. Confira aqui sua lenda!

07 de novembro de 2018 > FAUNA E FLORA

O ingá é um fruto comumente encontrado em margens de rios e lagos. Segundo Pio Corrêa, o nome ingá é de origem indígena, que significa "embebido, empapado, ensopado", devido o aspecto aquoso que envolve as sementes.

São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, todas produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1m de comprimento, dependendo da espécie, mas de forma geral grande parte das espécies possuem frutos com até cerca de 10-30 cm de comprimento.

A polpa do ingá é branca, levemente fibrosa e adocicada, rica em sais minerais, e é consumida ao natural. Frutifica quase o ano todo.

Por Patrícia Lopes - Brasil Escola

Quer saber mais sobre nossa Fauna e Flora? Confira aqui! E não deixe de seguir nossas redes sociais.

05 de novembro de 2018 > FAUNA E FLORA

No Parque Natural Municipal de Lages, temos diversas espécies típicas de nossa região, tanto na Fauna ou Flora Serrana. E uma dessas espécies é a Bracatinga.

Você conhece?! Vem com a gente que vamos te explicar um pouco sobre esta belíssima árvore.

21 de setembro de 2018 > INFORMATIVOS

No Brasil, o dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro, às vesperas do início da primavera. Mas, você sabe como surgiu essa data comemorativa?

O dia da árvore surgiu no Brasil em 24 de fevereiro de 1965, após o presidente Castelo Branco sancionar um decreto-lei, com o objetivo de ressaltar a importância das árvores para o meio ambiente, e claro, também para os seres humanos. Ainda, o dia da árvore tem como propósito proteger as florestas contra propostas inadequadas, como o incentivo ao desmatamento.