NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

28 de fevereiro de 2019 > INFORMATIVOS

Você sabia que a natureza ajuda o cérebro a se recuperar da fadiga causada pelo trabalho, estudos e demais afazeres? Isso mesmo, dedicar alguns minutos do seu dia para aproveitar o sol, respirar ao ar livre e caminhar entre a natureza melhoram o aprendizado, a memória e as funções cognitivas.

Na Serra Catarinense, o destino ideal para estar em meio à natureza é o Parque Natural Municipal! Por lá você pode se aventurar nas trilhas, se refrescar nas cachoeiras e conhecer pessoalmente a formação vegetal que é composta pela Floresta Ombrófila Mista, que está inserida no bioma Mata Atlântica.

Não faz ideia do que é bioma? Ou Mata Atlântica? Continue acompanhando nosso artigo e descubra mais detalhes sobre esse assunto!

19 de fevereiro de 2019 > INFORMATIVOS

Viver nesse mundo moderno significa dedicar muitas horas ao trabalho, enfrentar situações estressantes e sentir-se constantemente cansado. Isso acontece porque vivemos em grandes centros urbanos rodeados de buzinas, sirenes, carros e outros ruídos irritantes que provocam o estresse. E em meio a esse caos, muitas vezes é necessário dar uma pausa para recarregar as energias e aliviar a tensão.

Para alcançar esse objetivo, nada melhor do que um programa que permita o contato com a natureza! Reserve alguns minutos do seu dia para caminhar à beira-mar, observar o pôr do sol ou visitar um parque para admirar as árvores e absorver ar puro.

12 de dezembro de 2018 > NOTÍCIAS

Esse ano um projeto piloto foi iniciado no Parque Natural Municipal. Uma turma de 35 alunos de escolas municipais do entorno da sede da Unidade de Conservação participaram de um curso de formação para Guardas Mirins do Parque. Confira a matéria completa aqui;

20 de novembro de 2018 > INFORMATIVOS

Gralha azul é o nome dado a uma linda ave que motivou, a tradição de plantadores de pinheiros, enterrando as sementes com a ponta mais fina para cima e devorando a cabeça, que seria a parte apodrecida.

Não deve ser abatida e é comumente respeitada pelo povo como ave protetora dos pinheirais. Confira aqui sua lenda!

07 de novembro de 2018 > FAUNA E FLORA

O ingá é um fruto comumente encontrado em margens de rios e lagos. Segundo Pio Corrêa, o nome ingá é de origem indígena, que significa "embebido, empapado, ensopado", devido o aspecto aquoso que envolve as sementes.

São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, todas produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1m de comprimento, dependendo da espécie, mas de forma geral grande parte das espécies possuem frutos com até cerca de 10-30 cm de comprimento.

A polpa do ingá é branca, levemente fibrosa e adocicada, rica em sais minerais, e é consumida ao natural. Frutifica quase o ano todo.

Por Patrícia Lopes - Brasil Escola

Quer saber mais sobre nossa Fauna e Flora? Confira aqui! E não deixe de seguir nossas redes sociais.