NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

28 de maro de 2019 > NOTÍCIAS

O Parque Natural Municipal precisa da sua ajuda para escolher o mascote! Para te ajudar nesse momento de decisão, nós vamos te apresentar (individualmente) cada um dos candidatos, bacana né?

Apesar de existirem diferentes animais que poderiam ser facilmente candidatos a nossos mascotes, nós resolvemos selecionar alguns que são popularmente conhecidos na Serra Catarinense e habitam o parnamul. Bom, os concorrentes são: Bugio, Ouriço-cacheiro, Curucaca e o Mão-Pelada.

Vamos conhecê-los?

27 de maro de 2019 > INFORMATIVOS

Correr com os pés descalços na grama, subir em árvores ou se refrescar no rio foi a realidade de muitos pais e avós nos anos passados. Hoje em dia, com a era digital, dificilmente vemos crianças e adolescentes em contato com a natureza. A terceira idade do século XXI vai lembrar mais de jogos de vídeogame, brinquedos tecnológicos, programas de televisão e aparelhos portáteis que podem ser levados para todos os lugares.

A verdade é que as brincadeiras e os interesses mudam conforme o passar dos anos, mas perder o contato com a natureza é algo que coloca nossas crianças de hoje em dia em desvantagem em relação aos nossos antepassados. De acordo com um estudo recente apresentado na Pediatrics National Conference & Exhibition, em Chicago, crianças que têm áreas verdes em suas escolas demonstram níveis de estresse reduzidos, assim como um aumento em sua atividade física.

Porém, viver em cidades grandes - geralmente - dificulta que o contato com a natureza seja tão próximo quanto o desejável. Mas se aventurar em parques, praças e jardins é uma boa proposta para as crianças brincarem em segurança e ao mesmo tempo usufruir dos benefícios da natureza.

11 de maro de 2019 > INFORMATIVOS

Você gosta de realizar atividades ao ar livre ou simplesmente estar em contato com a natureza? Já conhece o trekking? O termo trekking significa seguir, a pé, um ritmo ou percurso. Ou seja, é uma atividade física que consiste em caminhar por trilhas e montanhas a fim de um maior contato com a natureza.

Como é uma modalidade de baixo impacto, o trekking pode ser praticado por diferentes perfis, desde os sedentários até os mais ativos e em todas as idades. No entanto, o iniciante deve estar sempre acompanhado de guias experientes, que já tenham feito a trilha anteriormente.

Apesar de parecer simples, para fazer trekking é necessário investir em alguns equipamentos especiais para que a experiência seja a mais agradável possível. A seguir você confere tudo que é preciso;

28 de fevereiro de 2019 > INFORMATIVOS

Você sabia que a natureza ajuda o cérebro a se recuperar da fadiga causada pelo trabalho, estudos e demais afazeres? Isso mesmo, dedicar alguns minutos do seu dia para aproveitar o sol, respirar ao ar livre e caminhar entre a natureza melhoram o aprendizado, a memória e as funções cognitivas.

Na Serra Catarinense, o destino ideal para estar em meio à natureza é o Parque Natural Municipal! Por lá você pode se aventurar nas trilhas, se refrescar nas cachoeiras e conhecer pessoalmente a formação vegetal que é composta pela Floresta Ombrófila Mista, que está inserida no bioma Mata Atlântica.

Não faz ideia do que é bioma? Ou Mata Atlântica? Continue acompanhando nosso artigo e descubra mais detalhes sobre esse assunto!

19 de fevereiro de 2019 > INFORMATIVOS

Viver nesse mundo moderno significa dedicar muitas horas ao trabalho, enfrentar situações estressantes e sentir-se constantemente cansado. Isso acontece porque vivemos em grandes centros urbanos rodeados de buzinas, sirenes, carros e outros ruídos irritantes que provocam o estresse. E em meio a esse caos, muitas vezes é necessário dar uma pausa para recarregar as energias e aliviar a tensão.

Para alcançar esse objetivo, nada melhor do que um programa que permita o contato com a natureza! Reserve alguns minutos do seu dia para caminhar à beira-mar, observar o pôr do sol ou visitar um parque para admirar as árvores e absorver ar puro.

12 de dezembro de 2018 > NOTÍCIAS

Esse ano um projeto piloto foi iniciado no Parque Natural Municipal. Uma turma de 35 alunos de escolas municipais do entorno da sede da Unidade de Conservação participaram de um curso de formação para Guardas Mirins do Parque. Confira a matéria completa aqui;