NOSSO BLOG

Confira abaixo as últimas notícias, eventos ou palestras..

03 de maio de 2019 > NOTÍCIAS

Estima-se que cada brasileiro gere, em média, pouco mais de 370 kg de lixo todos os anos. Um volume considerável e que pode crescer ainda mais nos próximos anos. Mesmo com todos os esforços da população e de indústrias para minimizar desperdício, ainda é necessário tomar outras atitudes, como a realização da coleta seletiva de lixo.
Você provavelmente já conhece esta prática de alguma forma. Ela consiste na separação dos principais tipos de lixo (plásticos, metais, papéis e orgânico), com o objetivo de dar o tratamento adequado a cada um deles. Boa parte do volume que fica acumulado em lixões é apenas resultado da falta de tratamento adequado.


Para explicar melhor o tema, listamos aqui 5 dos principais benefícios da coleta seletiva de lixo. Acompanhe aqui.

17 de abril de 2019 > INFORMATIVOS

O quanto você se preocupa em cuidar do meio ambiente? Em diminuir a produção de lixo e poluição? Se a resposta for "pouco", talvez seja o momento de começar a repensar suas atitudes. De acordo com um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), a poluição é responsável por 1 a cada 4 mortes prematuras no mundo. A pesquisa também revelou que a poluição atmosférica, os produtos químicos que contaminam a água potável e a destruição acelerada dos ecossistemas vitais para bilhões de pessoas estão provocando uma espécie de epidemia mundial.

Por este motivo, buscar novos hábitos visando cuidar do meio ambiente é mais do que necessário. Se todos fizessem a sua parte, por mínima que seja, o mundo seria um lugar mais bonito e saudável para todos nós. Pensando nisso, neste artigo falamos um pouco mais sobre sustentabilidade e qual sua importância para os dias de hoje. Continue a leitura para descobrir!

09 de abril de 2019 > INFORMATIVOS

Ajudar o meio ambiente é muito fácil se cada um fizer a sua parte. Em uma sociedade em que a comercialização está cada vez maior, praticar os 5 Rs da sustentabilidade (repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar) é uma maneira simples e eficiente de colaborar com um mundo melhor.

A proposta dos cinco 5s é gerar uma mudança de costumes no dia a dia dos cidadãos, fazendo com que eles repensem seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício.

Vamos falar mais sobre sustentabilidade e os 5 Rs? Confira, a seguir, maiores informações sobre esse tema!

28 de maro de 2019 > NOTÍCIAS

O Parque Natural Municipal precisa da sua ajuda para escolher o mascote! Para te ajudar nesse momento de decisão, nós vamos te apresentar (individualmente) cada um dos candidatos, bacana né?

Apesar de existirem diferentes animais que poderiam ser facilmente candidatos a nossos mascotes, nós resolvemos selecionar alguns que são popularmente conhecidos na Serra Catarinense e habitam o parnamul. Bom, os concorrentes são: Bugio, Ouriço-cacheiro, Curucaca e o Mão-Pelada.

Vamos conhecê-los?

27 de maro de 2019 > INFORMATIVOS

Correr com os pés descalços na grama, subir em árvores ou se refrescar no rio foi a realidade de muitos pais e avós nos anos passados. Hoje em dia, com a era digital, dificilmente vemos crianças e adolescentes em contato com a natureza. A terceira idade do século XXI vai lembrar mais de jogos de vídeogame, brinquedos tecnológicos, programas de televisão e aparelhos portáteis que podem ser levados para todos os lugares.

A verdade é que as brincadeiras e os interesses mudam conforme o passar dos anos, mas perder o contato com a natureza é algo que coloca nossas crianças de hoje em dia em desvantagem em relação aos nossos antepassados. De acordo com um estudo recente apresentado na Pediatrics National Conference & Exhibition, em Chicago, crianças que têm áreas verdes em suas escolas demonstram níveis de estresse reduzidos, assim como um aumento em sua atividade física.

Porém, viver em cidades grandes - geralmente - dificulta que o contato com a natureza seja tão próximo quanto o desejável. Mas se aventurar em parques, praças e jardins é uma boa proposta para as crianças brincarem em segurança e ao mesmo tempo usufruir dos benefícios da natureza.

11 de maro de 2019 > INFORMATIVOS

Você gosta de realizar atividades ao ar livre ou simplesmente estar em contato com a natureza? Já conhece o trekking? O termo trekking significa seguir, a pé, um ritmo ou percurso. Ou seja, é uma atividade física que consiste em caminhar por trilhas e montanhas a fim de um maior contato com a natureza.

Como é uma modalidade de baixo impacto, o trekking pode ser praticado por diferentes perfis, desde os sedentários até os mais ativos e em todas as idades. No entanto, o iniciante deve estar sempre acompanhado de guias experientes, que já tenham feito a trilha anteriormente.

Apesar de parecer simples, para fazer trekking é necessário investir em alguns equipamentos especiais para que a experiência seja a mais agradável possível. A seguir você confere tudo que é preciso;